Siga-nos

Nutrição Ayurvedica – uma herança ancestral

Por Marise Berg

Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Longevidade, vitalidade, saúde física, mental e emocional, são os objetivos desse sistema de saúde que percebe a vida com uma jornada de expansão da consciência e de expressão dos nossos talentos naturais em direção à felicidade, prosperidade e liberdade.

A Nutrição é um tema intrínseco à Ayurveda e os seus princípios fazem parte dos Upavedas, uma ancestral literatura sobre saúde. A longevidade é citada pelo sábio autor Charak Samhita, como resultado da boa saúde, cuja essência é a dieta. De acordo com o autor, somos o resultado da digestão dos alimentos físicos e/ou energéticos que ingerimos. Eles nutrem o funcionamento bioquímico do corpo, fornecendo os substratos necessários para os processos fisiológicos que nutrem a vida. O corpo físico, por sua vez, abriga e dá suporte energético para mente e a consciência.

Os alimentos são considerados fontes generosas de energia vital (prãnã). Quando adequados para o nosso organismo e à nossa potência digestiva (agni), contribuem decisivamente com a nossa saúde e vitalidade. Nosso bem estar geral, compleição, clareza, voz, longevidade, genialidade, felicidade, satisfação, nutrição, força e intelecto são sustentados pelo que digerimos.

Segundo Samhita, a dieta ideal deve considerar aspectos como a quantidade, a variedade, a combinação entre os alimentos, o método de preparação, o tempo (a idade, o momento das refeições, as fases da vida, a sazonalidade), o local (respeitando características regionais e culturais), a potência digestiva e a genética. Na ciência contemporânea esses mesmos princípios dietéticos são propostos pelo respeitado autor Pedro Escudeiro, que se refere à quantidade, qualidade, harmonia e adequação.

Além dos aspectos técnicos, pela Ayurveda, a escolha da dieta deve ser sustentável, baseada no conceito de não-violência e compaixão pelos seres vivos, com ênfase no auto-cuidado. É preciso considerar que a escolha da dieta não envolve apenas o comensal e a sua saúde individual, mas, engloba aspectos como o ambiente, o solo, o sol, a chuva, o trabalho de quem planta e colhe, transporta, prepara, além do consumo de recursos utilizados do planeta para a produção dos alimentos.

O alimento é o fruto da vida. A nossa vitalidade e longevidade dependem da relação estabelecida com a nossa dieta individual e coletiva.  O objetivo da ciência da Nutrição, (na Índia antiga ou no Brasil atual) é decifrar a interação dos alimentos com o nosso organismo e despertar nos indivíduos a consciência de que uma dieta ética e saudável tornará a vida mais pacífica, saborosa e cheia de vitalidade.

Marise Berg
Nutricionista com especialização em Ayurveda, idealizadora do Prãna Spa.
Contato: mariseberg@hotmail.com
Site: www.pranaspa.com.br

Referências
GUPTA. Biogenic secrets of food in Ayurveda. Chaukhamba Sanskrit Pratishthan. Delhi, 1999.

© 2017 ABRA - Associação Brasileira de Ayurveda

Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Finepixel Labs