Workshop Internacional

Ayurveda e Espiritualidade

Um caminho de Cura

Desde tempos imemoriais a humanidade está procurando por algum poder ao qual possa se curvar, que ela pode respeitar e que possa tornar responsável pela criação. Isso deu origem a várias religiões, crenças e deuses. Nenhuma religião tem mais de 10.000 anos, pórem a ciencia diz que a espécie humana existe há mais de 300.000 anos. Na busca de quem somos nós, várias crenças se tornaram populares, amplamente conhecidas como religiões. Nos processos da vida diária, esquecemos o objetivo maior, a espiritualidade. Ser espiritual não significa que alguém deva ser religioso. A natureza espiritual é ter a mente mais próxima do espírito ou da alma do que do corpo. Para ver cada criação como expansão do mesmo universo em que estamos vivendo.

Ayurveda é o Shastra escrito há milhares de anos nos mesmos princípios. Ele defende tratar todos os seres vivos da mesma maneira como nos vemos. E isso torna o Ayurveda útil não apenas para os seres humanos, mas para todos os seres vivos. O apego nos faz doentes e o desapego nos liberta. O Ayurveda ajuda a manter este corpo saudável para seguir o caminho do Dharma para atingir o objetivo mais elevado de liberação, Moksha.

Que sejam todos felizes e todos sejam livres de sofrimentos.

Dr. Paritosh Bhatt, MD (Ay)

Responsável e Médico Senior do “Arya Vaidyan P V Rama Varier Birth Centennial Ayurveda Hospital & AVP Training Academy”, do Grupo The Arya Vaidya Pharmacy – AVP,  instituição indiana que oferece serviços em educação Ayurvédica, pesquisa, produtos farmacêuticos e prática clínica, reconhecida pelo Governo da Índia como um centro excelência científica e industrial, situada em Coimbatore (sul da Índia).

Na Prática Médica, na função de “Head In Charge & SMO”, cuida do Hospital de Ayurveda em Mankaray, com 72 leitos, que oferece tratamentos de Ayurveda clássico com cuidados para pacientes visitantes de todo o mundo.

Organiza os programas internacionais de treinamento do AVP além de também atuar como Facilitador de Treinamento Ayurvédico para profissionais de saúde estrangeiros, e programas em parceria com a Universidade Bhartiyar, recebendo estudantes de várias partes do mundo (Brasil, Argentina, Suécia, Inglaterra, entre outros).

Dr. Paritosh é membro do Conselho Editorial do Periódico “Ancient Science of Life” publicado pela AVP Research Foundation.

Pertencendo a uma família tradicional de Varanasi, Paritosh Bhatt tem formação em Medicina Ayurveda – BAMS e pós-graduação em Rasa Shastra. Completou seu BAMS na famosa “Sri Jayaendra Saraswathi Ayurveda College”, em Chennai. Pós-Graduado no “Ayurveda Mahavidyalaya”, em Hubli.

Como palestrante internacional já ministrou workshops e seminários para organizações como Banco da Índia, Procter & Gamble, Missão Chinmaya, entre outras.

VEJA ALGUNS ITENS QUE SERÃO ABORDADOS

  • Entendendo o Conceito de Purushartha (Dharma, Artha, Kama e Moksha)
  • Trazendo a Filosofia para o Ayurveda
  • Ayurveda, Espiritualidade e Misticismo.
  • Influência religiosa no Ayurveda e sua natureza espiritual.